UMES

40 Anos de Luta Pelos Estudantes de Campo Mourão

História

História

●Como Tudo Começou…

●Linha do tempo

●Download “UMES 35 Anos, Uma Rebeldia Conseqüente”

●Galeria dos Presidentes

Como tudo Começou…

O movimento estudantil de Campo Mourão surgiu oficialmente em 19 de Maio de 1956, com a criação do GLECA – Grêmio Lítero Esportivo Barão de Cerro Azul, do Ginásio Estadual de Campo Mourão, que depois passou a se chamar Grêmio Lítero Esportivo Castro Alves. Mais tarde foi fundado o GESI – Grêmio Estudantil Salto Inácio, em 11 de Agosto de 1965, Grêmio este que representava os estudantes do Colégio Comercial e o GDGD – Grêmio Dulcinéia Gomes Delatre da Escola Normal de Grau.

O que havia naquela época era a hegemonia do movimento estudantil mourãoense pelos integrantes do GLECA e mais Tarde do GESI. Assim demorou 12 Anos desde a criação do GLECA até o amadurecimento da Idéia de Fundar a entidade municipal.

Em 1968 a situação política do Brasil se agravava e os confrontos e as manifestações contra o governo estavam aumentando muito. Um dos piores anos da Ditadura Militar, com a tão marcante morte do estudante Edson Luiz em 28 de março no Restaurante Calabouço, Rio de Janeiro, data em que até hoje e lembrada. Pela Passeata dos Cem Mil em junho na mesma cidade e pelo congresso da UNE em Ibiúna, onde cerca de 900 estudantes foram presos pela polícia. Também foi neste ano que o Governo Militar decretou o AI-5 (Ato Institucional Nº5), que Acabava de vez com as liberdades democráticas e colocou as entidades estudantis na Clandestinidade, Transformando os Grêmios Estudantis em Centro Cívicos subordinados as Direções dos Colégios.

Com esse Contexto Político Brasileiro, Os 3 Grêmios se reuniram e resolveram montar Um movimento estudantil municipal.

Então Marcaram as Eleições para a manhã de 11 de Agosto de 1968, Onde saiu Vitoriosa a Chapa PRE – Partido do Renovador Estudantil.

Assim Nasceu a UMES (União Mourãoense dos Estudantes Secundaristas).


Linha do Tempo – UMES 40 Anos


1956 – Surge o Movimento Estudantil em Campo Mourão com a Criação do GLECA – Grêmio Lítero Esportivo Barão de Cerro Azul do Ginásio Estadual de Campo Mourão.

1965 – É Fundando o GESI – Grêmio Estudantil Santo Inácio do Colégio Comercial. Milton Luiz Pereira era Prefeito de Campo Mourão.

1966 – É fundado o GDGD – Grêmio Dulceia Gomes Delatre da Escola Normal de Grau.

1968 – É Assassinado o estudante Edson Luiz no Restaurante Calabouço, Rio de Janeiro. Acontece também no rio a passeata dos Cem mil. É fundada em 11 de Agosto a União Mourãoense dos Estudantes Secundaristas e Assume como Presidente Dilmar Daleffe. É realizado o 30º Congresso da UNE em Ibiúna, onde todos os participantes são presos. É decretado o AI-5 (Ato Institucional nº5) que além de outras medidas substitui os Grêmios Estudantis por Centro Cívicos. A Carteirinha do Estudante é emitida pela primeira vez em Campo Mourão. Augustinho Vecchi é o prefeito de Campo Mourão.

1969 – Em Fevereiro é decretada a Lei de Segurança Nacional nº477 que penalizava alunos, professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público. Em Março Dorli Carleto Assume a presidência da UMES, Horácio Amaral é prefeito de Campo Mourão.

1970 – Em Novembro André Veiga é eleito Presidente da UMES.

1971 – A UMES publica seu 1º Jornal, O Jornal-Esco. Realiza a 2ª ARES – Assembléia Regional dos Estudantes e o Concurso Rainha do Estudante. A UMES consegue a 1ª Sede e é reconhecida como entidade de utilidade pública municipal. No final do ano Jairo Padilha é eleito presidente da UMES.

1972 – A UMES tem seu programa de radio. É montada a Biblioteca da UMES com arrecadação de livros nas Embaixadas. Realiza encontros e participa de Congresso da UPES em Umuarama. Em Setembro Osvaldo Broza Assume a UMES.

1973 – É inaugurada a FUNDESCAM – Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão, com participação da UMES na Cerimônia. UPES realiza congresso em Campo Mourão. Carlos Singer é eleito presidente da UMES. Renato Fernandes é o Prefeito de Campo Mourão.

1974 – Em Congresso da UPES realizado em Toledo, Carlos Singer é eleito Vice-Presidente. Em Outubro Cícero Gilberto Rosa é eleito Presidente da UMES.

1975 – Em Janeiro de 1975, Carlos Singer assume a presidência da UPES e é fichado no DOPS. Em Março Tauillo Tezeli assume a presidência da UMES. É realizado o 26º COESES em Campo Mourão, com José Cláudio Pereira Neto sendo eleito presidente da UPES. Em Novembro Edvaldo Goudinho Lopes (Futrica) é eleito presidente da UMES.

1976 – A UMES Adquiri sede, organiza uma biblioteca e recebe o terreno da Avenida Jorge Walter. É realizado em Agosto Show com Raul Seixas. Organiza Barraca na Expocampo.

1977 – Em Feveiro João Dorneles Barbosa Assume a UMES. Os estudantes voltam as ruas intensificando a luta contra a ditadura. João Dorneles é fichado no DOPS. Augustinho Vecchi e novamente Prefeito.

1978 – Em Janeiro Eucledson Salvador assume a UMES e logo depois se torna o segundo mourãoense a presidir a UPES. Maelio Fernandes Barbosa é eleito presidente da UMES. A estudante mourãoense Rubia Benatti é eleita Garota Simpatia do Paraná no 29º COESES. Em 31 de Dezembro é revogado o AI-5.

1979 – Congresso realizado em Março na cidade de Salvador torna a UNE a 1ª entidade nacional a ser reativada. Em Julho é realizado em Campo Mourão o 2º JEUPES – Jogos Estudantis da UPES, Com 1500 Atletas de Todo o estado, Carlos Alberto Rodrigues Assume a UMES em Novembro.

1980 – O Mourãoense Renato Hino é eleito presidente da UPES em Eleições Diretas. Em dezembro Nelson Miaki Assume a UMES.

1981 – A UMES volta a ter sede e reorganiza a Biblioteca. Em Agosto acontece um CEEG em Campo Mourão. Congresso da UPES é interrompido por militares em Paranavaí. É realizado em Curitiba o Congresso de Reconstrução da UBES e o mourãoense José Eugenio Maciel é Eleito Vice-Presidente. Depois de ser interrompido em Paranavaí, Congresso da UPES acontece em Campo Mourão. Em Dezembro Arnaldo Vicente Assume a Presidência da UMES.

1982 – UMES realiza passeata em 28 de Março, data da morte do estudante Edson Luiz. Participa da Campanha “Javier é Brasileiro”. Sergio Amadeu, presidente da UMES e grêmios. Em novembro Gilberto Santana de Alencar é eleito Presidente da UMES.

1983 – Wanderlei Lenartovicks assume a presidência da UMES. José Pochapski, Prefeito de Campo Mourão, doa casa de Madeira que se torna Sede da UMES, na Avenida Jorge Walter. Cresce movimento pelas Diretas. Futuro presidente da UBES, Apolinário Rebelo, participa de encontro com lideres estudantis em Campo Mourão. Gilberto Santana de Alencar é eleito Vice-Presidente da UPES.

1984 – É realizado no mês de fevereiro em Campo Mourão comício pelas Diretas Já. É Aprovada a Lei Rubens Bueno de eleição direta para Diretores de escolas. Brás Sarubo Junior é presidente da UMES.

1985 – Erotides Peixe fica 15 dias a frente da UMES. É eleito Presidente, José Carlos Padilha. A ONU escolhe 1985, como ano da Juventude e é Aprovada a Lei do Grêmio Livre. A UNE e UBES voltam a legalidade.

1986 – Chuva de pedra destelha sede da UMES. Pouco depois sede é arrombada, roubada e invadida por uma família.

1987 – Ismail dos Santos é eleito presidente da UMES. 27º COESES da UPES é realizado em Campo Mourão.

1988 – Professores da rede Estadual entram em greve. É aprovada a Constituição Federal do Brasil.

1989 – Acontece a 1º eleição direta para presidente do Brasil elegendo Fernando Collor. Osmar Santana de Alencar e Eleito presidente da UMES. Família que invadiu sede da UMES é retirada e a Casa demolida.

1990 – Três estudantes chegam a presidência da UMES: Marcio Rogério Silva dos Santos é eleito e Renuncia. Célia Regina dos Anjos é a Primeira mulher a ser Presidente da UMES. Depois Sergio Viera da Silva assume a entidade. Sede da UMES passa a ser no Colégio Marechal Rondon, junto com o GREMARO.

1991 – Jair Elias é eleito Presidente da UMES. É aprovada a Lei da Meia Entrada. Sede da UMES agora é no Edifício Antares.

1992 – Diante da denuncia de corrupção estudantes vão às ruas pedindo a saída do Presidente Collor. A UMES foi umas das Primeiras entidades estudantis e pedir formalmente a sua saída. Campo Mourão sedia a 41º COESES da UPES com a presença da Presidente da UBES, Leila Márcia de Souza. Jair Elias é eleito vice noroeste da UPES. Surgem os “Cara Pintadas”. Presidente Collor é Impechmado.

1993 – Rubens Bueno assume prefeitura de Campo Mourão. Joel Benin é eleito Presidente da UBES.

1994 – É criado o Plano Real, pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. Meses mais tarde FHC vence Lula e é eleito Presidente do Brasil. Darwin, então presidente do GREMARO entra para a Diretoria da UBES.

1995 – É convocado o 3º Congresso da UMES que recontriu a entidade e leva o estudante Darwin de Assis é eleito vice presidente noroeste da UPES.

1996 – UMES realiza maior passeata de sua historia e uma das maiores de Campo Mourão. Ex-Presidente da UMES, Tauillo Tezelli é eleito Prefeito de Campo Mourão.

1997 – É aprovada a Lei que emite a reeleição para Presidente, Governador e Prefeito. A UMES é a única entidade paranaense a participar do Festival Mundial da Juventude em Cuba. A UMES participa de manifestações contra a privatização da Vale do Rio Doce.

1998 – FHC é reeleito Presidente do Brasil. A UMES participa da Campanha contra a Privatização do Banestado.

1999 – Em Setembro a UMES volta a ser presidida por Darwin. A UMES participa da Marcha dos Cem Mil em Brasília, pedindo fora FHC/FMI.

2000 – Raoni de Assis Marques é Eleito Presidente da UMES. Tauillo é Reeleito Prefeito de Campo Mourão.

2001 – É lançada a Campanha UMES é massa! Que funda os grêmios GEOB, GEUP e GE19. Em 15 de Agosto, estudantes invadem o Plenário da Assembléia Legislativa e impedem a votação da venda da COPEL. 20 de Agosto o governo promove massacre contra estudantes e população de Curitiba, com o Presidente da UMES, Victor Raoni de Assis Marques é barbaramente espancado. Diretores de Colégios Estaduais são exonerados e a UMES deflagra campanha contra essa atitude antidemocrática. É realizado o 46º COESES da UPES em Toledo, que acabava sem votação de diretoria.

2002 – Acontece a Maior campanha de Aniversario da UMES. É criada a Mostra Estudantil de Talentos. UMES e FUNDACAM criam o concurso “Descobrindo o Líder que há em Você”. UMES volta a organizar a barraca na Expocampo. São Criados o GREMA e o GEML. É editado o Jornal 20 de Agosto. Depois de 10 anos, a UMES volta a ter sede. Lula e eleito Presidente do Brasil e Requião Governador do Paraná. É eleita a Primeira Mulher a presidir a UMES, a Estudante Raisa Luiza.

2003 – É criada a Coordenadoria municipal da Juventude. Secundaristas ajudar a organizar o congresso da UPE. É criado o FESTA – Festival Estudantil de Teatro Amador. É fundado o GEA – Grêmio Estudantil João Amazonas, do CEFET. A UMES completa 35 anos e este Acontecimento esta marcado nas poucas paginas de um livro – UMES 35 Anos, Uma Rebeldia Conseqüente.

2004 – O estudante Wesley Ribeiro é eleito Presidente da UMES. Nelson Tureck, então Deputado Estadual é eleito Prefeito de Campo Mourão. É realizada a segunda edição do FESTA.  Wesley também é eleito Presidente do Conselho Municipal da Juventude.

2005 – Wagner Albuquerque, estudante do colégio Estadual é eleito Presidente da UMES. Realizou a 3ª edição do FESTA que a cada ano que passa fica maior. A realização de eleições dos grêmios fica siincronizada. Gustavo Petta é o primeiro Presidente da UNE a ser reeleito. Thiago Franco é eleito presidente da UBES e a estudante Raisa Marques de Campo Mourão é eleita Vice-Presidente da UBES. Congresso de Guarapuava reconstroe a UPES – União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, desativada desde 2001.

2006 – Wagner é reeleito Presidente da UMES, sendo o 4º da história. Presidente LULA é reeleito Presidente do Brasil com votação expressiva no segundo turno. O FESTA Se torna regional com apresentações em cidades da região de Campo Mourão.

2007 – Willians Bernardes, estudante do Colégio Dom Bosco, é eleito Presidente da UMES. É realizada a maior edição do FESTA com cerca de 4.500 espectadores. Congresso da UNE em Brasilia elege Lucia Stumpf para Presidente. Congresso da UBES em Goiânia elege Ismael Santos para Presidente da UBES. Rafael Clabonde é eleito Presidente da UPES em Congresso realizado em Araucária com grande participação da região.

2008 – É resgatada a Campanha “UMES é Massa”. Sitio da UMES entra no ar e com apenas uma semana alcança grande numero de visitação. Convênios com empresas através da carterinha do estudante são realizados. Festa tem participação de centenas de estudantes, pela 1ª vez Teatro Municipal Lota. Marcos Tagliati é eleito presidente da UMES.  Nelson Tureck é releeito Prefeito de Campo Mourão.

**Logo Aqui você encontrara o Livro “UMES 35 Anos, Uma Rebeldia Conseqüente” Para download.

Galeria dos Presidentes

● 1968 – 2008

Comissão Pró-UMES

11/08/68 a 30/08/68Pedro Rugoski Neto

Nelson Cassiano de Paula

Maria Cleide Peretti

30/38/68 a 03/09/69Dilmar Daleffe

30/09/69 a 10/11/70Dorli Carleto

10/11/70 a 18/12/71Andre Veiga da Silva

18/12/71 a 16/09/72Jairo Padilha

16/09/72 a 29/09/73Osvaldo Broza

29/09/73 a 05/10/74Carlos Singer

05/10/74 a 05/03/75Cícero Gilberto Rosa

05/03/75 a 07/01/76Tauillo Tezelli

07/01/76 a 02/02/77Edvaldo Goudinho Lopes – Futrica

02/02/77 a 07/01/78João Dorneles Barbosa

07/01/78 a 06/12/78Eucledson Salvador

06/12/78 a 12/11/79Maélio Barbosa

12/11/79 a 08/12/80Carlos Alberto Rodrigues

08/12/80 a 19/12/81Nelson Miaki

19/12/81 a 29/11/82Arnaldo Vicente

29/11/82 a 14/10/83Gilberto Santana de Alencar

14/10/83 a 05/05/84Wanderlei Lenartovicks

05/05/84 a 25/03/85Brás Sarubo Junior

25/03/85 a 10/04/85Erotides Peixe

10/04/85 a 24/11/87José Carlos Padilha

24/11/87 a 29/09/89Ismail dos Santos

29/09/89 a 29/08/90Osmar Santana de Alencar

29/08/90 a 06/11/90Marcio Rogério Silva Santos

06/11/30 a 10/01/91Célia Regina dos Anjos

10/01/91 a 15/08/91Sergio Viera da Silva

15/08/91 a 18/12/92Jair Elias dos Santos Junior

30/08/95 a 04/12/9604/12/96 a 21/05/98Darwin de Assis

21/05/98 a 11/07/99Emerson Rafael Marques Schmidt

11/07/99 a 25/09/99Ronaldo Maximiliano de Lara

25/09/99 a 25/06/2000Darwin de Assis

25/06/00 a 04/12/0104/12/01 a 16/12/02Victor Raoni de Assis Marques

16/12/02 a 04/12/2003 ● 04/12/03 a 04/12/04● Raisa Luiza de Assis Marques

04/12/04 a 04/12/05 ●  Wesley Ribeiro dos Santos

04/12/05 a 20/11/06  ● 20/11/06 a 28/06/2007 ● Wagner Santiago Albuquerque

28/06/2007  a 09/07/2008● Willians César Bernardes

09/07/2008 ● Marcos Tagliati

_______________________________________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: